quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Questionário de Psicologia do Desenvolvimento!




CAPITULO 1: ASPECTOS HISTORICOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO  INFANTIL

Os estudos dos processos evolutivos da criança através do psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais. Por isso conhecer esses aspectos, que permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar da criança.
De acordo com DAVIDOFF no século XIX , a preocupação da psicologia  esteve voltada para o estudo do cérebro, nervos e órgãos do sentidos, utilizando diferentes procedimentos para explicar a mente humana.

“ AS PRIMEIRAS CORRENTES PSICOLOGICAS ”
As primeiras correntes psicológicas do estudos da psicologia do desenvolvimento estavam centradas em definir métodos de estudos da personalidade humana, muitas correntes foram se estabelecendo na psicologia, centrado a entender como o ser humano poderia ser concebido.

“FUNCIONALISMO”
A psicologia funcionalista consiste em compreender como ocorre funcionamento e adaptação da mente dos indivíduos, no meio em que se inserem. De acordo com SHULTZ, o funcionalismo estuda as influencias das crenças no comportamento emocional e corporal das pessoas, bem como investiga a formação dos conceitos de acordo com as necessidades humanas. Para essa corrente psicológica as pessoas apresentam comportamentos diferenciados em relação ao estimulo que recebem.

‘’ASSOCIACIONISMO’’
Para a psicologia Edward, o comportamento do sujeito e modelado pelo ambiente e segue leis que o direcionam. Esse comportamento so será efetivo de for condicionado por três princípios:
  • Lei do efeito
  • Lei do exercício
  • Lei da disposição

‘’ESTRUTURALISMO’’
O objeto de estudo dessa escola e a consciência mediante a introspecção e a auto-observação controlada. A mente ou consciência imediata não e algo substancial, mas somente processos elementares da atividade mental: sensação, sentimento e imagem, ou seja, através de estímulos.

‘’INATISMO’’
A concepção inatista considera o comportamento do homem inato, ou seja, já nasce com ele e não são modificados ao longo do seu processo de desenvolvimento. Essa teoria tem como principio a idéia de que não somente a personalidade, mas os valores do homem, seus habito suas crenças. Já se encontrariam prontas desde o nascimento do individuo.

GESTALT
A gestalt prega que o todo e maior que soma de suas portes, buscando ser uma psicologia integrativa de caráter globalista. A gestalt e uma corrente significativa no estudo da percepção e também contribui para compreensão dos indivíduos como parte de um campo mais amplo, que inclui o organismo e ao meio.

“BEHAVIORISMO
O fisiologista  IVAN SECHENOV e o psicólogo soviético IVAN PETROVICH   descobrem os mecanismo reguladores da conduta, os quais podem ser inibidos ou intensificados pelos mecanismo de estímulos e respostas.O behaviorismo tem como base a psicologia pratica sem nada de introspecção, tendo como objetivos a predição e o controle da conduta. Toda conduta humana e completa determinada, nunca havendo liberdade de escolha.

CORRENTE TEORICA DA PSICOLOGIA VOLTADA PARA OS ESTUDOPS DA INCONSCIENTE E DA AFETIVIDADE.
A psicologia do desenvolvimento também se preocupou com as manifestações afetivas e emocionais do comportamento humano influenciados por mecanismo inconsciente.

PSICANALISE
Os processos psíquicos são de natureza inconsciente e os processos conscientes não são senão atos isolados ou fracionados da vida total.
A psicanálise considera que os processos mentais não ocorrem ao acaso. Existem razões para o acontecimento humanos sentimentos ou ações. A psicanálise busca o significado oculto das nossas ações que e expresso por meio de gesto, palavras ou sonhos.

CORRENTES TEORICAS DA PSICOLOGIA VOLTADAS PARA AS INTERIÇÕES SOCIAIS.
 Na educação atual, os princípios defendidos pelas teorias sociointeracionista são largamente aplicados nas escolas por conceberem as crianças como seres ativos nos seus processos de desenvolvimento.

SOCIOINTERACIONISMO
Os desenvolvimentos humanos não e processo composto por estágios lineares. Ele e marcado por períodos de preponderâncias e alternâncias entre aspectos cognitivos e afetivos. Considera-se que o homem e um ser biologicamente social. Na sua teoria, os aspectos motores influenciam na construção do pensamento e existe uma relação expressiva entre emoção, afeto, movimento e inteligência.

PSICOLOGIA SOVIETICA- HISTORICO-CULTURA
A psicologia soviética discute a não universalidade de padrões de desenvolvimento. Nessa corrente psicológica, a estrutura e o funcionalismo do psiquismo humano são construídos de acordo com a cultura dos indivíduos.

COGNITIVISMO
O objetivo principal dessa corrente e a atividade humana de um sujeito que busca, escolhe, elabora, interpreta, transforma, armazena e reproduz a informação proveniente do meio ambiente ou do seu interior. Direcionado por um objetivo, esse sujeito planeja programa, executa e corrige a ação em processo ate o termino dessa ação.

ACRIANÇA COMO UM SER QUE APRENDE E SE DESENVOLVE.
 O principio de que o ser humano não e um sujeito acabado ao nascimento, ele se constitui ao longo do seu desenvolvimento e de maneira tão peculiar e única que exige um estudo organizado para serem conhecidas, as formas e as condições em que um sujeito vai se formando ao longo de sua vida, faz-se necessário que a psicologia do desenvolvimento estude, baseada nos teóricos que admitem tais condições de desenvolvimentos da criança, o processo de constituição de cada um.
Nesse sentido, e preciso entender a relação das correntes teóricas como os contextos de vida das crianças, as diversidades nos modos de ser agir e pensar. Essas corrente teóricas situam o modo de agir e pensar dos adultos.


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