quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Questionário de Psicologia do Desenvolvimento!




CAPITULO 1: ASPECTOS HISTORICOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO  INFANTIL

Os estudos dos processos evolutivos da criança através do psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais. Por isso conhecer esses aspectos, que permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar da criança.
De acordo com DAVIDOFF no século XIX , a preocupação da psicologia  esteve voltada para o estudo do cérebro, nervos e órgãos do sentidos, utilizando diferentes procedimentos para explicar a mente humana.

“ AS PRIMEIRAS CORRENTES PSICOLOGICAS ”
As primeiras correntes psicológicas do estudos da psicologia do desenvolvimento estavam centradas em definir métodos de estudos da personalidade humana, muitas correntes foram se estabelecendo na psicologia, centrado a entender como o ser humano poderia ser concebido.

“FUNCIONALISMO”
A psicologia funcionalista consiste em compreender como ocorre funcionamento e adaptação da mente dos indivíduos, no meio em que se inserem. De acordo com SHULTZ, o funcionalismo estuda as influencias das crenças no comportamento emocional e corporal das pessoas, bem como investiga a formação dos conceitos de acordo com as necessidades humanas. Para essa corrente psicológica as pessoas apresentam comportamentos diferenciados em relação ao estimulo que recebem.

‘’ASSOCIACIONISMO’’
Para a psicologia Edward, o comportamento do sujeito e modelado pelo ambiente e segue leis que o direcionam. Esse comportamento so será efetivo de for condicionado por três princípios:
  • Lei do efeito
  • Lei do exercício
  • Lei da disposição

‘’ESTRUTURALISMO’’
O objeto de estudo dessa escola e a consciência mediante a introspecção e a auto-observação controlada. A mente ou consciência imediata não e algo substancial, mas somente processos elementares da atividade mental: sensação, sentimento e imagem, ou seja, através de estímulos.

‘’INATISMO’’
A concepção inatista considera o comportamento do homem inato, ou seja, já nasce com ele e não são modificados ao longo do seu processo de desenvolvimento. Essa teoria tem como principio a idéia de que não somente a personalidade, mas os valores do homem, seus habito suas crenças. Já se encontrariam prontas desde o nascimento do individuo.

GESTALT
A gestalt prega que o todo e maior que soma de suas portes, buscando ser uma psicologia integrativa de caráter globalista. A gestalt e uma corrente significativa no estudo da percepção e também contribui para compreensão dos indivíduos como parte de um campo mais amplo, que inclui o organismo e ao meio.

“BEHAVIORISMO
O fisiologista  IVAN SECHENOV e o psicólogo soviético IVAN PETROVICH   descobrem os mecanismo reguladores da conduta, os quais podem ser inibidos ou intensificados pelos mecanismo de estímulos e respostas.O behaviorismo tem como base a psicologia pratica sem nada de introspecção, tendo como objetivos a predição e o controle da conduta. Toda conduta humana e completa determinada, nunca havendo liberdade de escolha.

CORRENTE TEORICA DA PSICOLOGIA VOLTADA PARA OS ESTUDOPS DA INCONSCIENTE E DA AFETIVIDADE.
A psicologia do desenvolvimento também se preocupou com as manifestações afetivas e emocionais do comportamento humano influenciados por mecanismo inconsciente.

PSICANALISE
Os processos psíquicos são de natureza inconsciente e os processos conscientes não são senão atos isolados ou fracionados da vida total.
A psicanálise considera que os processos mentais não ocorrem ao acaso. Existem razões para o acontecimento humanos sentimentos ou ações. A psicanálise busca o significado oculto das nossas ações que e expresso por meio de gesto, palavras ou sonhos.

CORRENTES TEORICAS DA PSICOLOGIA VOLTADAS PARA AS INTERIÇÕES SOCIAIS.
 Na educação atual, os princípios defendidos pelas teorias sociointeracionista são largamente aplicados nas escolas por conceberem as crianças como seres ativos nos seus processos de desenvolvimento.

SOCIOINTERACIONISMO
Os desenvolvimentos humanos não e processo composto por estágios lineares. Ele e marcado por períodos de preponderâncias e alternâncias entre aspectos cognitivos e afetivos. Considera-se que o homem e um ser biologicamente social. Na sua teoria, os aspectos motores influenciam na construção do pensamento e existe uma relação expressiva entre emoção, afeto, movimento e inteligência.

PSICOLOGIA SOVIETICA- HISTORICO-CULTURA
A psicologia soviética discute a não universalidade de padrões de desenvolvimento. Nessa corrente psicológica, a estrutura e o funcionalismo do psiquismo humano são construídos de acordo com a cultura dos indivíduos.

COGNITIVISMO
O objetivo principal dessa corrente e a atividade humana de um sujeito que busca, escolhe, elabora, interpreta, transforma, armazena e reproduz a informação proveniente do meio ambiente ou do seu interior. Direcionado por um objetivo, esse sujeito planeja programa, executa e corrige a ação em processo ate o termino dessa ação.

ACRIANÇA COMO UM SER QUE APRENDE E SE DESENVOLVE.
 O principio de que o ser humano não e um sujeito acabado ao nascimento, ele se constitui ao longo do seu desenvolvimento e de maneira tão peculiar e única que exige um estudo organizado para serem conhecidas, as formas e as condições em que um sujeito vai se formando ao longo de sua vida, faz-se necessário que a psicologia do desenvolvimento estude, baseada nos teóricos que admitem tais condições de desenvolvimentos da criança, o processo de constituição de cada um.
Nesse sentido, e preciso entender a relação das correntes teóricas como os contextos de vida das crianças, as diversidades nos modos de ser agir e pensar. Essas corrente teóricas situam o modo de agir e pensar dos adultos.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fundamentos Filosóficos da Educação - MATERIAL DE ESTUDO

Fundamentos FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 

1. Pontue a contribuição de Sócrates para a formação de nossa moral ocidental.
Um dos valores éticos estabelecidos por Sócrates que teve grande influência para a formação de nossa moral ocidental é a honestidade que foi estabelecida por ele custando-lhe a própria vida. E outra idéia relevante é a noção de humildade. Sócrates foi um filosofo grego cujos ensinamentos formaram a base da filosofia ocidental. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético.  Seus ensinamentos visavam chegar ao entendimento de conceitos com justiça, amor e virtude, procurando definições gerais para tais idéias. Ele acreditava que o mal era o resultado da ignorância e que as pessoas não são más por escolha. A virtude vem do conhecimento; aqueles que têm conhecimento têm virtude e, portanto, agem corretamente e as pessoas que não agem eticamente, o fazem por falta de conhecimento. De acordo com sua teoria. Sócrates acreditava que virtude é igual conhecimento, então virtude poderia ser ensinada.
2 - Como podemos usar a maiêutica, a ironia e a refutação no processo de ensino e aprendizagem?                                                                                     
O uso combinado desses três elementos possibilita que o conhecimento seja construído gradualmente, a partir de idéias exprimidas pelo próprio aluno, ao ser indagado com perguntas simples e unidas por seu preceptor (professor). O conhecimento construído dessa forma dá ao aluno autonomia, e leva-o a um nível mais alto da compreensão do “eu” – que passa a ser produtor de conhecimento, ao invés de simples espectador.
                                                                                                        
3 - Que relação pode haver entre democracia, liberdade e filosofia?
 O exercício da democracia demanda cidadãos virtuosos – não ignorantes, já que a ignorância é a causa dos erros e do mal. A virtude é alcançada por meio do autodomínio (autonomia) e da liberdade. A verdadeira liberdade resulta do autoconhecimento. Para conhecer-se a si mesmo, é necessário filosofar – refletir, inquirir, indagar, questionar. Ao ler Sócrates, vemos que ele queria ajudar e ensinar o povo e o fazia para que o povo pudesse sair da servil obediência à opinião estabelecida, e assim exercitar sua liberdade, vivendo em uma democracia um livre debate de idéias em busca do melhor para todos.
4 - Descreva sobre a questão do valor, moral e ética em nossa sociedade e as nossas escolas                           
 -  Valor este que nasce a partir do momento em que algo passa a ter importância para nós, portanto dependo do ponto de vista do sujeito. - Ética consiste na reflexão a cerca dos valores. - Moral é o conjunto de regras e normas de conduta de uma sociedade. Com estas definições podemos chegar à conclusão que a sociedade moderna está vivendo uma era do individualismo da busca frenética dos prazeres, da permissividade e do narcisismo, portanto os valores a ética e a moral são extremamente individuais oprimindo o coletivo e o bem de outros, longe de desenvolver virtudes e analisar a influencia de suas ações sobre outros, características muito presente em nossas escolas.
Sobre o método e o objetivo da filosofia:
desenvolve uma reflexão de conjunto porque é globalizante é radical porque vai até as raízes da questão,  consiste na capacidade de indagação do que é tido como certo: como e?, Por que é? O que é? Sendo assim, a filosofia é um conhecimento instituinte, na medida em que questiona o saber instituído, busca incessantemente o sentido das coisas e um saber universal acerca das questões fundamentais e tem como finalidade compreender o significado da existência humana, assim como as relações entre o homem e Deus,  não aceita o óbvio das coisas, das idéias, dos fatos, dos valores sem antes investigá-los e compreendê-los, Educação Infantil pode levar as crianças a terem uma visão de mundo coerente, pode permitir às crianças constituírem um pensamento mais complexo, sendo mais críticas no que se refere à realidade, pode ajudar as crianças no desenvolvimento de sua intelectualidade, o que favorece um entendimento da realidade social.
  
5 - Escreva a respeito da importância da filosofia da educação, destaque as questões éticas, morais e de valores
- A filosofia proporciona aos educadores reflexões de como agir diante de cada educando respeitando seus valore e crenças, ou seja, suas representações e que não venham a ser pré julgadas por opiniões pré estabelecidas pelos educadores,                                                                                    
 A filosofia é muito importante para o ser humano porque através dela o ser deixa de ser alienado e se torna ser pensante e questionador diante da vida
6 - Argumente a respeito da importância da filosofia para o ser humano e discuta a respeito da Filosofia da Educação.
- A filosofia é importante para o ser humano, pois desenvolve nossa capacidade de indagar nossa realidade como um todo, ela impede a estagnação e nos coloca dispostos a mudar de opinião. E esta postura é muito importante no ato de educar, pois permite que nossa ação pedagógica seja coerente e eficaz, pois a teoria e a pratica andam juntas, sendo possível conduzir nossos alunos a questionar sua própria realidade levando modificá-la.

Definição de pedagogia: é a teoria prática da educação. O ato pedagógico é uma atividade sistemática de interação entre seres sociais que visa provocar entre eles mudanças eficazes que os tornem elementos ativos da própria ação pedagógica exercida. – educar quer dizer, conduzir de um estado ao outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. Sendo assim, é possível mudar as condições históricas em que estamos inseridos e que o aluno pode ser diferente, independente das suas condições materiais


Conceito de interseção: - é aquilo que há de comum entre duas subjetividades. Com base nisso, vale dizer que é necessário estabelecer o mínimo de interseção entre aluno e professor, é necessário que o professor conheça um pouco sobre seu aluno: a sua vida, suas subjetividades e seus valores – pg.86

Crise da modernidade   essa crise está relacionada à crise das quatro principais instituições: Família, Escola, Igreja e Estado: Na família, a  crise na relação entre o homem e a mulher, o patriarcalismo vem se enfraquecendo a cada dia e com isso, o fortalecimento da emancipação feminina;  A Escola, por ser uma instituição dependente de outras instituições da modernidade e não está preparada para caminhar de forma independente e nem para a formação total do ser, como tal, para a vida;  A Igreja enfrenta uma crise constante provocada pela globalização e com as várias modalidades de crenças religiosas muitas vezes sem raízes;  pg.87
                                 
7 - Fale a respeito da ética Kantiana e sua contribuição para a educação.
- Para Kant a ética era puramente racional e universal sendo possível estabelecer princípios universais e imutáveis para a moral. Portanto para Kant o homem só pode vir a ser homem através da educação e hoje as praticas pedagógicas são influenciadas por Kant, pois preza a necessidade de disciplina e a classificação de faixa etária.
 Kant que era tão defensor da moral e da ética, afirma que nossos atos sejam tão honestos e corretos que se tornem um exemplo universal para to     
  8 – Como podemos dispor da Teoria do conhecimento de Kant no processo de ensino eapreindizagem                                                                                                - Kant não nos induz à consideração de uma concepção estática da educação, mas, pelo contrário, ao seu visionamento numa perspectiva que implica, necessariamente, a dinamicidade, o contínuo e o progressivo. O filósofo defende, tal como Rousseau, que o aluno não pode aprender pensamentos, mas aprender a pensar; que não se deve levá-lo, mas guiá-lo, se se pretende que no futuro seja capaz de caminhar por si mesmo.

9 - Discuta os conceitos de Ceticismo e Dogmatismo frente ao estudo da filosofia e como esses conceitos são aplicados pelas  religiões.                                                                                                                     
 - Cético é aquele que observa a distancia, afirmando não poder ter o conhecimento absoluto a respeito da verdade.                        
- Dogmático é aquele que se funda em princípios que se apega a certeza de uma doutrina. Portanto tanto o cético como o dogmático tem uma visão imobilista do mundo contrario a filosofia que encara que o mundo é movimento, portanto a postura filosófica nos coloca dispostos a mudar nossa visão a cerca das coisas.                                                                            
 Ambos possuem uma visão imobilistica do mundo o dogmático acredita que encontrou a verdade e que a sua verdade é a única já o cético acredita não ser possível encontrar a verdade. Por isso renuncia de procurá-la. Como a religião cada um acha que a sua é verdadeira.                        
10 - Quais os elementos apontam em realidade para iluminista. Descreva os argumentos a respeito.                                                                                             
O conceito Iluminista é muito presente em nossa sociedade, pois defende a liberdade, a igualdade e a fraternidade conceitos aceitos pelos que desejam uma sociedade democrática e se faz presente em nossa constituição quando garante que a educação é direito de todos e dever do Estado e que são todos iguais perante a lei.
11 - Relacione o Iluminismo com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial:                                         
 - O Iluminismo foi um movimento intelectual ligado a burguesia que criticava a supremacia do clero e da nobreza, a injustiça e a irracionalidade das instituições da época que culminou na Revolução Francesa, que favoreceu a burguesia rompendo aquela forma de pensar baseada na tradição. E com esta nova maneira de pensar e de ver a realidade trouxe mudanças no campo da técnica, pois com a Revolução Industrial a ciência e a técnica provocaram mudanças na relação do homem com a natureza.
12 - Como o pensamento iluminista influenciou a formação da cultura brasileira                                                
Ao estudarmos compreendemos que o princípio do iluminismo é o uso da razão como instrumento básico para a melhoria de vida do ser humano em todas as coisas, seja na justiça, seja na ciência, na política, progresso, bem-estar, etc, analisando dessa forma não vejo muita influência do iluminismo na Cultura brasileira, Já que temos visto tanta corrupção, violência e etc. Entretanto muitas coisas presentes em nossa cultura são um legado do iluminismo se analisarmos sobre o aspecto da educação vemos que a Educação tem como o maior de seus objetivos formar cidadãos o que é puro pensamento iluminista e está presente nos PCN´S, outros exemplos seriam a tecnologia e os direitos civis.
13 - Podemos identificar o pensamento iluminista nos PCN´S?                                                                  
- Claro, pois ao examiná-los, nota-se a ênfase que apresentam sobre a questão da formação para a cidadania
14 - Que aspectos do iluminismo podem estar presentes no processo de organização do meu fazer pedagógico?                                                      
Acredito que fazendo uso dos meus conhecimentos, dividindo-os e ao mesmo tempo levando os educandos ao caminho da autonomia.

15 - Defina o positivismo e sua contribuição para as ciências e descreva a Lei dos 3 estado de Austo Comte.
O positivismo é um conjunto de idéias que se desenvolve na Europa eles acreditavam que os conhecimentos que só são válidos os conhecimentos são os obtidos pela ciência, August Comte acreditava que a humanidade estava passando por um processo de evolução e para ele o espírito humano passa pelo três estados, 1º  Teológico – as coisas acontecem pela vontade de um deus, 2º Metafísico – é um misto entre a razão e a fé, substituição de um deus por algo abstrato, 3º Positivo – realidade, certeza e precisão através da ciência.


A contribuição do positivismo na educação brasileira.                                                       
• A Proclamação da República foi marcadamente influenciada pelo pensamento positivista.
• Na Educação do Brasil, vamos ter a influência positivista principalmente na década de 60, no período da Ditadura Militar, onde teve o chamado Tecnicismo que era um sistema onde se passava somente as informações para os alunos. As informações eram mais importantes que o desenvolvimento pensamento.                                                                                          ,
• Hoje, de conforme a LDB, o positivismo já não tem uma grande fecundidade.                                                   
• Nos livros de história, onde ainda se encontram escritos, por ex.: povos primitivos ou pré-históricos, considerando os povos como inferiores, isso é influencia do positivismo. Seria mais fecundo, escrever povos ágrafos (que não sabem escrever) e povos grafos (que sabem escrever).      ,
• A influência do positivismo na prática pedagógica de muitos professores pode ser facilmente percebida. Basta observar que alguns procuram passar conceitos prontos, fechados, para seus alunos.

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16 - Como podemos perceber a presença da maneira positivista do pensar no ambiente escolar?                                                                                            Ao refletir sobre o positivismo vemos que ele admite apenas o que é real, verdadeiro, inquestionável, aquilo que se fundamenta na experiência.                                                      
Deste modo, vemos sua influência no ambiente escolar quando ela vem a privilegiar a busca do que é prático, útil, objetivo, direto e claro. Os positivistas se empenharam em combater a escola humanista, religiosa, para favorecer a ascensão das ciências exatas. As idéias positivistas influenciaram a prática pedagógica na área das ciências exatas, influenciaram a prática pedagógica na área de ensino de ciências sustentadas pela aplicação do método científico: seleção, hierarquização, observação, controle, eficácia e previsão.                                                                                                                                                                                                                                                   
 Acredito que quando a escola de informatiza cada vez mais, formula materiais cada vez mais simples e prontos nos deparamos com a maneira positivista de pensar no ambiente escolar.

17O positivismo apresenta uma concepção de homem. Qual é essa concepção?                                                                                             
 O homem evolui até o estado positivo, ele passaria por três estados, teológico, metafísico e positivo

18 - conceitue: Silogismo: Lógica: Ética: Política:                                       Silogismo:  quando o raciocino é formulado de maneira lógica e ajuda-nos no processo de construção do conhecimento.  
Lógica: é a ciência que estuda a estrutura do raciocínio.
  Ética: é o preparo do individuo para que o mesmo possa viver bem na sociedade.
Política: enfatiza o homem como um ser social que procura promover o bem comum e a felicidade     
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19 - as diferenças das dialéticas idealista de Hengel e dialética materialista de Marx? Dê exemplos na educação:                     
- A dialética idealista de Hengel define que as idéias põem o mundo em movimento é a filosofia do vir a ser todas a s coisas estão em constante processo de mudança.
- A dialética materialista de Marx define que o mundo material antecede o espírito.
20 - Explique a dialética idealista e a dialética materialista proposta por Hegel e Marx. Exemplifique com situações do cotidiano escolar.
 A dialética hegeliana era a dialética do idealismo (doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia), e a dialética do materialismo (Marx) é posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.
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21 - O que significa "idade das trevas" ou o "obscurantismo filosófico" no que se refere à produção filosófica?
A Idade das Trevas foi compreendida como uma época de retrocesso do pensamento, de atraso intelectual, científico e cultural. Uma época em que o domínio da fé obscureceu as "luzes" da razão e emperrou o progresso.


22 - Como a educação pode contribuir para tirar os homens das sombras?                                                      
- As Sombras acredito eu seja viver a margem, como “comer pelas beradas” e a Educação torna o indivíduo mais crítico, ele passa a questionar o mundo ao seu redor, não aceita que as coisas seja simplesmente colocadas diante dele, busca o sentido das coisas, a educação passa a dissipar as sombras quando uma pessoa que viva “comendo pelas beradas”, apenas aquilo que davam para ela, passa a evoluir e busca melhorar.
                                                                                    
23 - APRESENTE AS IDEIAS CENTRAIS DA FILOSOFIA ESPINOSA. APONTE AS CAUSAS POR SUA REJEIÇÃO POR PARTE RELIGIOSA QUE O LEVAM A SER ESCOMUNGADO:                                                                                                            
 - Para Espinosa o homem deve tornar-se um ser para si, ou seja, um homem forte capaz de fazer escolhas conscientes e responder por elas. Ele criticou radicalmente a religião e a política de sua época que usava a superstição e o medo como forma de conseguir a obediência e a submissão da massa, por causa da sua critica radical para a época ele foi excomungado da igreja.

- Espinoza apresentou o conceito de Conatus, que seria uma força interna para existir, uma energia que chama para a vida. Disse também que a virtude da alma é pensar.  E propôs a ética da Alegria e da liberdade. Mas devido alguns conceitos obteve uma rejeição muito forte que o levaram a ser excomungado, conceitos Deus é natureza, Deus não é um superhomem, o homem é livre por ser parte da natureza divida. Quanto a religião dispensa a autoridade e diz que a verdadeira religião é uma relação espiritual entre a consciência e a divindade.O poder emana do próprio povo. A democracia é a melhor forma de haver organização entre os homens A teologia difere totalmente da política.
                                                                                                                           

24 - Conjunto de teses (idéias) elaboradas por Espinosa que demonstra sua filosofia inovadora:
*Deus e a natureza são uma só, a mesma coisa;
*Deus não é um super-homem dotado de entendimento onisciente nem vontade onipresente;
*O homem é livre por ser parte da natureza divina, dotado de força interior para pensar e agir por si mesmo;
*A religião é um impulso natural p/ dar sentido ao mundo e à vida humana, servindo de consolo p/ alma. A verdadeira religião é uma relação espiritual entre a consciência e a divindade, e não dependem da igreja, cerimônias e teologias;
*O poder político nasce da força coletiva das massas, que conferem a si mesmas o poder civil, como sujeito político e não é subordinado à religião;
*A teologia é diferente da política e da filosofia; ela é um saber adquirido através de mistérios revelados por Deus.
                                                                                                                      

25 - COMPARE AS CARACTERÍSTICAS DA IDADE MÉDIA E DO RENASCIMENTO,  EM NOSSOS DIAS EM QUAIS ELEMENTOS PODEMOS ENCONTRAR SUAS MARCAS?                                                                                                                       
 - R: Idade media caracterizava como idade das trevas para muitos não houve produção de filosofia nesse período porque a máxima era crer para compreender e compreender para crer enfatizado por muitos teólogos e padres essa frase  Foi muito forte no preço em que a preocupação com salvação da alma foi bastante forte. E o renascimento característica marcante do período medieval encontra posição as novas característica que vão se delineando a partir do séc. XIV num forte movimento. As marcas as forma de organização das igrejas católicas entre uma cúria, hoje a muitos locais, muitas igreja, pastores, padres, aqueles que fazem o discurso da fé cristã em muitos locais enfatizam de maneira excessiva a valorização da supra-sensível, preocupando de ordem espirituais deixando de lado qualquer tema que diga respeito às coisas deste mundo.

Outra resposta: - Quanto às características da Idade Média e Renascimento, eu creio que hoje vemos todas as características do Renascimento, ou seja:
 O Heliocentrismo foi provado cientificamente. O Racionalismo impera, pois o misticismo circula em poucas instituições da sociedade e as pessoas não pautam sua vida por ele. - Antropocentrismo: o homem continua sendo a medida e o centro de todas as coisas; - O Naturalismo é o estudo da natureza com fim de dominá-la. Nada mais atual que isso; - E o Individualismo tem sido a marca da nossa sociedade.
26 - Discuta conceitualmente a seguinte afimação:                                                                             
 "A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma". (Piaget apud Fevereiro, 2001. Ao interagir com a realidade, o indivíduo constrói as suas representações e vai tornando-se independente delas:  
O que Jean Piaget postula é que a independência da realidade é um ponto de chegada e não de partida: interagindo com ela o sujeito constrói as suas representações e vai as tornando independentes dele, mas sempre a acolherá a partir de seus instrumentos cognitivos e não em si mesma (DELVAL Apudsubstratum1997.p. 99). 
Esta epistemologia concentrada na “[...] ação como fonte de conhecimento, o relativismo genético e, sobretudo, a dialética da assimilação e da acomodação nos processos de equilibração que asseguram ao mesmo tempo o progresso e a estabilidade do conhecimento” (DOLLE, 1981, p.69), formam o núcleo da teoria psicogenética.
Para chegar a este núcleo teórico Jean Piaget fez muitas pesquisas e reflexões. Ao tentar explicar a gênese do conhecimento não adotou nem o empirismo nem o inatismo, denominando construtivista e interacionista, por postular uma interação constante entre sujeito e objeto. Para Jean Piaget, o sujeito constrói a sua inteligência e seus próprios conhecimentos de uma maneira ativa: “(A imagem que Jean Piaget nos oferece do ser humano é a de um homo faber9homem que faz ou fabrica) de si mesmo, que vai construindo sua inteligência ao mesmo tempo em que estabelece representações da realidade” (DELVAL Apudsubstratum, 1997, p. 94).
27 - Quais foram os avanços e retrocessos do desenvolvimento da ciência a partir do século XVII?                                                                                         
 - Os homens deixaram de respeitar os limites naturais, e passaram a manipular as leis da natureza. Como resultados (refletidos no mundo contemporâneo), temos esta série de catástrofes irrompendo em pontos diversos do globo, como deslizamentos na Itália, erupções vulcânicas na Suécia, terremotos no Chile, China e Haiti, tornados nos EUA, tempestades pelo Brasil, entre outros. Também temos questões éticas e morais sendo debatidas e reavaliadas em função da bioengenharia, e uma exacerbada crise de emprego em função do desenvolvimento acelerado da tecnologia informática. Por outro lado, avançar os limites naturais e manipular as leis da natureza também garantiu um incremento na expectativa de vida mundial, a redução
de casualidades por doenças endêmicas e pelo controle de epidemias, o aumento impressionante na velocidade da comunicação e do transporte, apenas para citar alguns exemplos.    

28 – No meu fazer pedagógico, como posso fortalecer o conatus dos meus educandos
-Estando atualizada constantemente para poder repassar aos seus alunos suas novas descobertas de conhecimentos, proporcionarem aos educandos situações que os levem a se tornarem autônomos, proporcionarem alegria aos nossos educandos, fazer com que se sintam valorizados, fortalecidos como indivíduos, protegendo os educandos quanto indivíduos.

29 - Em qual das escolas pedagógicas na hist. da educação brasileira a dialética serve como base epistemológica?                
- A Pedagogia histórica critica encontrada em Dermeval Saviane

30 - O conceito de intersecção de fato faz diferença no processo de ensino? Existe outra maneira de se pensar sobre isso? Qual?  
- Sim, só haverá uma boa resposta no ensino aprendizagem se houver uma boa intersecção entre professor e aluno. É através da boa intersecção que se vai construindo historicamente o processo de ensino aprendizagem que se torna muito mais fácil, tanto para o professor quanto para o aluno.

31 - Escreva a respeito dos seguintes conceitos a partir da teoria da Escola de Frankfurt:                                        
 - A escola de Frankfurt foi chamada de Teoria Critica. E Feitichização e razão instrumental seriam as sombras. Feitichização: Atribuir poder sobrenatural a algo sem vida. Os flankfurtianos  utilizaram  este termo dizendo q houve a feitichização da ciência, ou seja, à medida que ela passou a ter tanta importância na forma de condução da vida humana.  Razão Instrumental: Qdo o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a natureza e os seres humanos. Já autonomia e cidadania seriam as Luzes do iluminismo. Autonomia: o individuo q se guia por conta própria. Cidadania: está associado a autonomia do sujeito. A Luta pela cidadania significa a luta contra toa forma de sociedade unidimensional.

Objetivos da Teoria Crítica Frankfurtiana:- mostrar as sombras e as luzes do iluminismo; Entende-se por sombras, os aspectos negativos ou efeitos colaterais dos discursos iluministas e positivistas do século XIX. A grande prosição dos iluministas era de que a ciência deveria substituir as verdades reveladas da teologia e que a filosofia e a ciência deveria ajudar o homem a organizar a vida em sociedade. Essa super valorização da razão causou alguns aspectos negativos, que foram chamados de sombras do iluminismo.
A Teoria Crítica queria  mostrar o que deu certo (luzes) e o que não deu certo (sombras).
Um aspecto negativo considerado sombras denunciado pelos frankfurtianos foi “fetichização da ciência”, uma crença exagerada do poder da ciência. Eles queria mostrar, através da razão instrumental, ao invés de utilizarmos a ciência como forma de se chegar ao conhecimento da verdade e termos uma melhor condição de vida, utilizamos-a como um instrumento de dominação para impor sobre a natureza o domínio e o controle sobre as leis da natureza, alterando essas leis. Outro exemplo da supervalorização da ciência e que está presente nos dias atuais é o mito do cientificismo, o a ciência pode tudo e que o que vale é sempre a palavra do especialista sobre as coisas.
Outro aspecto que pode ser visto como sombras do iluminismo é a existência do fenômeno da indústria cultural, da formação das sociedades unidimenssionais (um único pensamento) no século XX, além de outros conceitos, considerados pelos frankifurtianos como efeitos colaterais da crença exagerada na razão.
Para Adorno, já que a filosofia não conseguiu transformar o mundo, cabe continuar a interpretá-la
Na educação, os frankifurtianos defendiam muito o fortalecimento do indivídou com a noção de cidadani e autonomia.

32 - Visão de Nietzsche a respeito do processo educativo de sua época:
Nietzsche fez duras críticas ao projeto curricular de sua época
Dizia que um ensino de História voltado pura e simplesmente para os fatos do passado não contribuía em coisa alguma para a formação da cidadania do povo. Sendo assim, pode-se dizer que Nietzsche:                                 
- Detestava o ensino que não vivifica e o saber que esmorece a atividade vital do ser humano. 


33 – Existe algum ponto de semelhança entre o pensamento de Nietzsche e os objetivos dos PCN´s? 
                                                                                          
 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´S, foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Referindo se a Nietzsche acredito que sim, pois vemos que nos objetivos dos PCN´S, existe o objetivo final que é a formação do cidadão, assim como via Nietzsche em sua filosofia ele buscava orientar as pessoas para que passassem a pensar sobre a vida, tornando-se conscientes da vida verdadeiros “cidadãos”, por isso fez criticas aos projetos curriculares praticados na Alemanha principalmente ao de História, que era voltado somente aos fatos do passado.

34 - Nietzsche tem como um de suas máximas "se quiser se um homem forte torne-se mestre de um único objetivo, insista no seu trabalho", discuta esta máxima a partir de sua construção histórica.                                   
- Para Nietzsche ao escolhermos algo para fazermos devemos ser o “melhor”, por exemplo, um professor deve ser o melhor de sua escola se esta foi sua escolha. Ele detestava o ensino q não vivifica e o saber q esmorece a atividade vital do ser humano.

35 - Como Nietzsche vê a questão da moral?
  - Ele foi o desmistificador da moral ocidental, criticava todas as formas de hipocrisia religiosa e política, como os políticos irem beijas as crianças e levar comidas nas favelas em época de eleições isso é fácil e conveniente não é ser bom, pela moral de Nietzsche o político sendo uma pessoa “boa” faria isso em qualquer época.

36 - Discuta o papel do sujeito a partir da perspectiva de Schopenhauer e articule com a sua contribuição para a Educação:       
- Para Schopenhauer existem dois mundos, um mundo dentro de nós (que são minhas representações) e um mundo fora de nós (que são as próprias coisas). A representação do mundo é entendida por ele como “ilusão!, pois o objeto conhecido é condicionado pelo sujeito. Sua visão tem um caráter pessimista do homem e da vida. Para ele, o ser humano seria essencialmente vontade, que o levaria a desejar sempre mais, produzindo uma insatisfação constante, apenas pela arte e a ascese, ou seja, o abandono de si, pode o homem se libertar da dor.  Sua contribuição para educação é referente ao fato que se as representação são minhas, ou seja, elas são subjetivas.  Então cada criança tem a sua representação carregada de subjetividade, cabe então ao professor no seu fazer pedagógico, conhecer quais são estas representações para uma melhor interação com nossos alunos.

37 - Schopenhauer e a Educação Infantil                                                                              
- Conforme a teoria de Schopenhauer, como professores, se deseja ter êxito em nosso fazer pedagógico, precisamos conhecer quais são essas representações, ou seja, se cada um possui  subjetividade diferente então é fundamental conhecê-las para termos uma melhor interação com nossos alunos. Dessa forma estaremos caminhando rumo à interação e a construção partilhada do conhecimento. “Professor é aquele que, de repente, aprende”.  (Guimarães rosa).

38 - Tendo em vista a subjetividade das minhas representações de mundo, tempo, espaço, qual a melhor maneira de agir com nossos alunos, para que o processo ensino aprendizagem se efetive?                                                                     
 - As representações são colhidas através dos nossos contatos com os fenômenos das relações que temos com as próprias coisas, para que nosso ensino se efetive precisamos colher informações sobre as representações de nossos alunos para que dessa forma possamos melhor compreende-los e interagir no dia a dia na sala de aula.

39 - Escreva a respeito das correntes filosóficas: PRAGMATISMO E EXISTENCIALISMO.                                          
 - Pragmatismo: “A verdade de uma proposição se define por eficácia”. Algo só é válido se produzir resultados. Tudo para os pragmáticos está voltado para o mundo real, concreto. “O pragmatismo desvia-se da abstração, de tudo o que torna o pensamento inadequado; soluções verbais, más razões a priori, sistemas fechados e firmes; um absoluto ou uma pretensa origem, para voltar-se na direção do pensamento concreto e adequado, dos fatos, da ação eficaz”. (““ William James) ““““. Existencialismo (Sartre) É um conj. de filósofos que tem em comum, os pressupostos e as conclusões (que são diferentes), mas o instrumento de que se valem: A Análise da Existência”. Todos os pensadores tinham algo em comum, abordar a questão da existência, o modo de ser próprio do homem, é um modo de ser do mundo. “Existir é estar em relação com o mundo”. O existencialismo baseia-se em três pontos fundamentais:
• Necessidade do possível: a cada instante de nossa vida nós precisamos fazer escolhas.
• Possibilidade do possível: é a idéia de que nossas escolhas podem se realizar.
• Impossibilidade do possível: nem tudo o que escolhemos poderá se realizar.
• Para Sartre, o homem é o único animal que pode escolher.
• A cada escolha, o homem se torna responsável por ela e terá necessariamente conseqüências.
40 - Conceitue o senso comum e compare com o conhecimento filosófico; como trabalhar com o senso comum em sala de aula? Procuramos fazer tal distinção à luz do pensamento de Platão. Destacamos dois níveis de compreensão da realidade, a doxa pode ser compreendido como um conhecimento que se manifesta apenas na forma das opiniões que temos sobre as questões do nosso cotidiano e a episteme comum é pensar à luz da Filosofia. Essa expressão faz nos olhar sistematizada. Uma reflexão somente é sistemática se for rigorosa q permite definir claramente os conceitos, garantindo a coerência e o exercício da crítica, radical pq vai até as raízes da questão e a Filosofia desenvolve uma reflexão de conjunto pq é globalizante examinando os problemas. A razão pela qual o processo de filosofar torna-se relevante para o fazer pedagógico. Alfabetizar pode significar a superação do senso comum, rumo a uma postura critica.
41 - Apresente a Teoria das Quatro Causas de Aristóteles. Descreva sinteticamente a construção da Filosofia de Sócrates a Platão. - Teoria das 4 causas:   1ª - Causa material indica do que é feito o ser.     2ª - Causa formal é sua alma, ou seja, é o que nos faz diferentes uns dos outros.  3ª - Causa eficiente está relacionada com o motor que nos gerou.   4ª – Causa final é o objetivo para o qual o ser humano tende.
Segue descrição  a construção da filosofia de Sócrates a Platão. Sócrates preocupa-se com que é mais sagrado, o conhecimento de si mesmo. Para ele autodomínio e a liberdade é necessário para chegar a virtude.  E que a ignorância é a causa do mal. Sócrates utilizou o método do dialogo através da maiêutica. Platão foi discípulo de Sócrates diferenciou o mundo sensível do mundo inteligível, fez a distinção corpo e alma, descreveu que alma tem 3 faculdades: racional, irascível e concupiscível, utilizou também do método do dialogo.

42 - Como a educação pode contribuir para resolver os efeitos colaterais provocados pela ciência?                                                                                   
Não permitindo que a ciência tenha prioridade sobre valores éticos e morais, fortalecendo estes valores, e ensinando e capacitando pessoas dispostas a reverter o processo de destruição da natureza que foi alavancado junto ao desenvolvimento dessa mesma ciência.

43 - Como a filosofia pode contribuir no processo de organização de nosso processo político-pedagógico?                                                                            
A filosofia permite que sejam levantadas questões cujas respostas podem ser utilizadas no direcionamento e no encaminhamento do processo político-pedagógico. Fundamentar as ações deste processo com base em questões tais como “por que dizemos o que dizemos?” e “por que fazemos o que fazemos?” podem ser determinantes para definir o caminho – ou os caminhos – que serão percorridos no desenrolar do processo de ensino-aprendizagem. Este processo envolve muitos atores e ciências; a filosofia nos ensina a pensá-lo, respeitando e levando em conta todas as suas variáveis.
                                                         
44– Em que momentos do meu fazer pedagógico eu estou educando os meus alunos de uma forma positivista?              
Quando passo aos meus educandos conceitos prontos, fechados, onde somente tem uma resposta correta que poderá ser facilmente decorada, assim como no tecnicismo.

45 – É possível o homem controlar suas paixões pelo uso da razão como pensava Platão?                                     
- De acordo com o pensamento de Platão sim, pois para ele a alma era dividia em três: concupiscente (própria dos vegetais), irascível (própria dos animais), alma racional (exclusiva do ser humano) e no ser humano elas se encontram reunidas hierarquicamente e segundo Platão, alma racional controla as outras duas almas, e por meio das três obtêm-se o domínio do corpo e das paixões, alcançando-se assim a justiça e a felicidade.
- IDÉIAS DE PLATÃO: - os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.

- P/ Platão, o divino, representado pelo mundo das idéias, é caracterizado por três ideias: - beleza, proporção e verdade (caiu na n2)

- De acordo com a Idéia de Platão - os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis

- NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO, UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES PARA A “CAVERNA” É O:  mundo dos sentidos
46 - Analise o Mito da Caverna de Platão de uma perspectiva educativa. Como podemos compreender cada elementos em nossa realidade escolar?Quais são as cavernas em que muitos de nós vivemos?                                                               
 - p/ mim, muitas coisas que envolvem a sociedade contemporânea poderão ser caracterizada como cavernas, como por exemplo, a busca exagerada pela aparência perfeita, a alienação diante da televisão onde as pessoas apenas absorvem as informações sem questioná-las, nossa política que é cheia de corrupção e abusos e as pessoas não buscar uma verdadeira mudança, umas vez que continuam a colocar no poder pessoas que já provaram ser corruptos.                                                                                                 

R - 
O mito da caverna nos faz refletir sobre as possibilidades que o homem tem de expandir seus conhecimentos e horizontes sendo a educação um caminho fundamental, e cabe não só a escola, mas aos professores, aos pais e aos educando encontrar diversas possibilidades de desenvolvimento, não se limitando apenas ao que é imposto pela sociedade, mas buscar refletir e questionar sua própria realidade, e o professor pode ser formador das mentes criticas por meio do seu processo pedagógico

artística
Mito da Caverna - A Alegoria da Caverna de Platão nos ensina que devemos sair do mundo das coisas sensíveis-onde tudo é ilusório- e buscarmos o mundo das idéias, onde o conhecimento filosófico e a educação é o caminho para a superação da ignorância.


47 – “Se o homem começar com certezas, terminará com dúvidas, mas se ele se contentar em começar com dúvidas, terminará com certezas”, Em que medida essa proposição de Francis Bacon se aplica ao conceito de “epoché”?                                               
- Não devemos Criar pré conceitos sobre os nossos educandos antes de conhecê-los devidamente, conhecermos também suas representações diante da vida, para que não sejamos preconceituosos diante da vida.
                                               
48- Conceitue e explique Equilibração, Conservação, Adaptação, Acomodação e Assimilação.
Assimilação: representa o processo da introdução ordenada de dados conhecidos ou novos na experiência, de acordo com os > esquemas existentes em um indivíduo.
Adaptação: para Piaget, é o equilíbrio dinâmico entre os processos da > assimilação > e da > acomodação. Com isso chega-se a equilibração.
Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação.
ocasionando a acomodação. A equilibraçãoé um processo fundamental no desenvolvimento do pensamento e tem origem na necessidade que o homem sente de equilíbrio quando a criança se defronta com teses contraditórias e conflitos. Então através da > assimilação e > acomodação, a criança pode vencer as contradições e estabelecer o equilíbrio.
Acomodação: é o processo que ocorre quando o indivíduo se defronta com um novo problema e tenta, através da modificação de seu modo de comportar_se e pensar até então vigente, resolver o novo problema. Os > esquemas já existentes no indivíduo são assim modificados pela adaptação aos novos aspectos do problema emergente.
Isto demonstra que a acomodação e assimilação se complementam mutuamente e são elementos do processo de abordagem ativa do ser humano.
Neste sentido, o adulto faz mais acomodações, e as crianças mais equilibrações e assimilações.
Piaget - Conservação
Conservação é definida por Piaget como a capacidade de perceber que apesar das variações de forma ou arranjo espacial, uma quantidade ou valor não varia se dele não se retira ou adiciona algo. Na criança surge entre os 7 e os 12 anos durante o estágio das operações concretas, variando conforme a quantidade ou valor a considerar. Assim é á partir dos 6/7 começa a conseguir conservar números, comprimento e quantidade de liquido. Em seguida vem a conservação de substância (7/8 a), área (9/10 a), e volume (11/12 a).
Parece ser dupla a razão desta especificidade Primeiro porque determinadas quantidades (volume) tem uma possibilidade de experiência concreta mais remota que outras (comprimento). Depois porque o raciocínio da criança inicia-se pela percepção concreta que ela tem das coisas. Assim por exemplo, uma criança dirá que o volume é maior ou menor porque assim "parece"; e não por abstrair que a variação de determinada dimensão se compensa pela variação de outra.
O domínio da percepção é típico da fase pré-operacional. Por isto, a introjeção de objetos e eventos progressivamente mais complexos demanda um concomitante e progressivo amadurecimento da criança. Significa dizer, portanto, que é só na medida em que este domínio da percepção concreta começa a diminuir, que a conservação de quantidades começa a poder ser percebida.

Objetivo Geral da filosofia da educação
:
Desenvolver a autonomia, o senso crítico e ético em relação à sociedade, ao homem, à educação e ao cotidiano escolar.
Objetivos Específicos:
Compreender a relação teórico-prática da educação em seu contexto e do cotidiano educacional e pedagógico-escolar;
Dispor-se a se desenvolver como pessoa, integrando conhecimento e emoção, assim como competências pessoais e interpessoais (sentido, interioridade e convivência);
Participar ativamente, individualmente e em grupo, dos trabalhos realizados em aula;
Desenvolver seu projeto político-pedagógico (fundamentar, teoricamente, sua crença/visão
educacional/pedagógica.

- Para Friedrich Nietzsche – O cristianismo é uma espécie de platonismo para os pobres (caiu na n2)
- COM BASE NAS IDÉIAS DE ARISTÓTELES,  os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis
- O universal só existe em nossa mente por meio da abstração.
- O caminho pelo qual o intelecto chega ao conhecimento é a abstração
- TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:  estabelecer o princípio da ação virtuosa
CONTRA PLATÃO, Aristóteles afirma não existir idéias puras e afirma na possibilidade do conhecimento real. Sendo assim, é possível afirmar que universal só  “O caminho pelo qual o intelecto chega ao conhecimento é a abstração”.
- Educar é conduzir de um estado a outro, conduzindo em certa direção o que é suscetível da Educação
- A relação entre Ética e educação faz parte das reflexões da Filosofia da Educação.
- O ponto de chegada e o ponto de partida da ação pedagógica é o contexto histórico e social
- ENTRE AS PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DO ILUMINISMO, PODEMOS CITAR-a influência sobre cultura, ciência e educação da sociedade ocidental no século XIX e XX
- O PRECEITO ACERCA DO QUAL NIETZSCHE QUERIA EDUCAR SEUS ALUNOS ERA QUE "É PRECISO AGIR E VIVER PARA APRENDER E COMPREENDER:  para Nietzsche, não se pode separar educação e cultura;
formar indivíduos capazes de exercerem plenamente as potencialidades de seu espírito é papel da educação;
a educação contribui para criar uma humanidade rica e transbordante de vida
.
- “UM HOMEM, EMBORA SÁBIO, NUNCA DEVE ENVERGONHAR-SE DE APRENDER MAIS, E DEVE ABRIR SUA MENTE”.  -  se o mundo está em movimento, o ser humano também pode mudar sua visão sobre o mundo.
- Positivismo - A palavra positivismo seria a doutrina daqueles que preconizam a idéia de que só são válidos os conhecimentos obtidos pela ciência. Forte influência na cultura     brasileira final do século XIX até a primeira metade do séc. XX
- Os positivistas criticavam os iluministas, porque eles tinham fundamentalmente, a idéia de liberdade, autonomia
Idéia geral do Existencialismo
“É um conjunto de filósofos ou de diretrizes filosóficas que tem em comum, não só os pressupostos e as conclusões (que são diferentes), mas o instrumento de que se valem: A Análise da Existência”.
Todos os pensadores tinham algo em comum, abordar a questão da existência, ou seja, o modo de ser próprio do homem, enquanto é um modo de ser do mundo.
“Existir é estar em relação com o mundo”.
O existencialismo baseia-se em três pontos fundamentais:
 Necessidade do possível: a cada instante de nossa vida nós precisamos fazer escolhas.
 Possibilidade do possível: é a idéia de que nossas escolhas podem se realizar.
 Impossibilidade do possível: nem tudo o que escolhemos poderá se realizar.
• Para Sartre, o homem é o único animal que pode escolher.
 • A cada escolha, o homem se torna absolutamente responsável por ela e terá necessariamente conseqüências.
“Educar é a arte de transformar o outro em um ser distinto de nós”. (Ivo José Triches).  • a educação pode contribuir para que as pessoas sejam distintas
Ética = hábitos e costumes. - • Ética sua função em filosofia é: reflexão sobre os fundamentos da vida moral, sobre o nossa agir, A ética vai fazer a reflexão acerca dos valores. • “A vida humana é o conteúdo da ética” (Enrique Dussel).  • Perguntas para reflexão:
 Moral  • A moral é a prática dos valores, ou seja, é um conjunto de regras ou normas de conduta, próprias de uma sociedade.                     
• A moral indica a nossa conduta, o nosso modo de ser.
• Axiologia: (Estuda os valores) Relação entre os seres e o sujeito que os aprecia.
 Moralismo
• Imposição dos meus valores, como universais.
• Toda palavra que termina com ‘ismo’ pode-se traduzir como doutrina ou teoria.


49 - Fundamentos da Moral: “Age de tal maneira que o motivo que levou a agir possa ser convertido em lei universal. O que Kant quis dizer?                                                                                                                                                                  
R - Acredito que Kant que era tão defensor da moral e da ética, afirma que nossos atos sejam tão honestos e corretos que se tornem um exemplo universal para todos

50 - Existem pontos de semelhança entre o pensamento dos frankfurtianos e os PCNs? Quais São?                                                           
R - Claro que sim, pois assim como no pensamento dos frankfurtinos, os PCN´s tem como objetivo transformar os educandos em indivíduos fortalecidos e desenvolvidos intelectualmente.

51. Descreva dentro de uma perspectiva educacional o Mito da Caverna de Platão.
artística Mito da Caverna - A Alegoria da Caverna de Platão nos ensina que devemos sair do mundo das coisas sensíveis-onde tudo é ilusório- e buscarmos o mundo das idéias, onde o conhecimento filosófico e a educação é o caminho para a superação da ignorância.



52Quais elementos marcam a consolidação da Escola de Frankfurt?
Resp. Estado totalitário, Dialética do Esclarecimento, Indústria cultural (comunicação em massa) e a Razão instrumental

- Pela dialética do esclarecimento, a razão, a consciência e a evolução elevariam a sociedade a um estágio superior de conhecimento e crítica e a humanidade estaria liberta

- Com a indústria cultura, há uma produção em série e deterioração dos padrões culturais onde a cultura, com os meios de reprodução em massa, passa a ser mercadoria, descaracterizada enquanto manifestação artística

FONTE http://pedagogiaeaduniciditaim.blogspot.com/