terça-feira, 21 de junho de 2011

PROVA N2 PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. EM RELAÇÃO AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA - LEI N. 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), É CORRETO AFIRMAR QUE:

·          serve de modelo para vários outros países, já que, além de instaurar numerosos avanços e conquistas legais, também foi capaz de melhorar as condições de vida de quase todas as crianças e jovens brasileiros.
·          está sendo complementado com base no Código de Menores, que foi pensado e elaborado após a promulgação do ECA.
·          nele, crianças e jovens passam a ser considerados cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos, desafiando os governos municipais a implementarem políticas públicas.
·          é um documento jurídico que precisa ser revisto, a fim de passar por alterações em seu conteúdo, já que carece de uma discussão mais atual sobre a infância e a juventude brasileiras.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:

·          as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.
·          as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.
·          as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.
·          havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Segue abaixo:



·         No processo de construção de um projeto de pesquisa destacam-se dois momentos: um momento de estudos, leituras e discussões e outro de elaboração do projeto. Sobre esses dois momentos, pode-se dizer que

·          a elaboração do projeto deverá, necessariamente, ocorrer antes dos estudos, das leituras e das discussões realizadas por pesquisadoras e pesquisadores.
·          acontecem de forma independente, sendo prioritário o momento da troca de idéias e da escrita de pequenos textos.
·          são momentos diferentes, mas complementares: não podem ocorrer de forma desvinculada, a fim de diminuir o abismo entre eles.
·          o referencial teórico adotado na elaboração do projeto deverá promover a dicotomia entre os momentos em questão.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Na lógica moderna, a escola era considerada a instituição responsável por produzir os sujeitos para viverem de acordo com os códigos sociais vigentes.



·         Atualmente, parece que isso tem se transformado porque

·          as crianças estão cada vez mais indisciplinadas e a escola está perdendo sua força e legitimidade diante do desinteresse por parte dos alunos.
·          desde que a mulher entrou no mercado de trabalho, as famílias passaram a delegar sua função educativa para a escola.
·          os discursos científicos que tratam da instituição escolar desistiram de investir nas inovações do ensino.
 existem outros locais e artefatos culturais que produzem os modos de ser da criança e do adulto, constituindo suas diferentes identidades.

3 comentários: