quinta-feira, 30 de junho de 2011

historia da educação N1

01) A história da educação infantil no Brasil é marcada pela grande desigualdade social que sempre existiu no nosso país. Cite dois modelos de instituição educacionais voltada a crianças, vigentes no Brasil no século XIX.As instituições educacionais voltadas as crianças denominavam-se de Jardim de Infância, escola maternais ou ainda creche e as crianças eram atendidas em casa instituição de acordo com inserção social de cada uma delas. Por exemplo as creches eram destinadas as crianças pobres menores de 2 anos cujas mães eram trabalhadoras e não tinham com quem deixar o filhos. As escolas maternais haviam substituído os áxilos que atendiam as crianças de 2 a 6 anos. E os jardins de Infância que abrigavam as crianças das famílias bem de vida
02) A partir do estudo realizado no módulo Historia da Educação aponte 3 graves problemas que ainda enfrentam com relação ao ensino publico Brasileiro.1- O analfabetismo desde o inicio da historia da Educação do Brasil tem sido um problema, pois nunca foi objetivo dos governantes a instrução dos menos favorecidos / 2 – A evasão escolar tem índice alarmante em nosso país pois é resultado de uma demanda de sobrevivência diante das dificuldades sociais que as crianças enfrentam bem cedo na vida/ 3 - O ensino superior continua sendo inacessível para os poucos privilegiados, o ensino superior gratuito não atinge as camadas mais pobres da população.
03) Com relação a educação proposta para o século XIX, países da Europa adotava um currículo que dava ênfase as atividades dos alunos a saber: Apresentava-se objetos simples até os mais complexos, partia do conhecido para o desconhecido do concreto para o abstrato, do particular para o geral. A partir dessa visão curricular estabeleça uma relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as seres inicias fundamentando o seu ponto de vista através de exemplos:O currículo adotado no Brasil parte do conhecimento já trazido pelos alunos que são trabalhados e desenvolvidos em salas de aulas, por exemplo na alfabetização trabalha-se palavras conhecidas pelo o aluno fazendo associação com as imagens trabalhando o sons de cada letra da palavra.
04) No século XVII as instituições necessitavam de renovar para atender os ideais Iluministas em ascensão, dessa forma re estruturam em seu nível de organização, de forma que o sistema da educação fosse orgânico, submeter-se ao controle publico e articula-se em diversos graus e ordens. A partir da citação acima descreva se o ensino atual atende essas demandas, explique-as.O ensino atual também caracteriza a educação como meio de formação de um homem civilizado, ativo e responsável. A educação atual também valoriza as ciências físicas e naturais, valoriza a experiência e a pratica social, como também valoriza as tecnologias. Tendo por objetivo formar um homem autônomo concebido pela razão.
05) Ainda em relação ao ensino praticado pelo o Jesuíta, no Brasil colônia descreva de que forma era praticado o ensino por essa ordem religiosa junto aos Indígenas, ou seja, quais eram os seus métodos de ensino.A instrução dos jesuítas era catequizar os indígenas inseri-los nos rituais cristãos, iniciando no mundo das escrituras, do catecismo, das festas religiosas, do sacramento e também ensinava a ler a escrever e a contar. Mas o objetivo principal era inculcar a submissão e obediência a fé a lei e ao Rei.
06) A partir dos estudos realizados no livro historia da educação, sobre o desenvolvimento da educação Brasileira ao longo da historia aponte 2 situações educacionais que vc considera terem evoluído até os nossos dias e uma que vc considera ainda terem evoluído.A partir dos estudos realizados no livro de historia de educação percebemos que ocorreu uma evolução na educação brasileira e deixou de ser leiga e passou a ser racional e cientifica, e outra situação favorável é que o ensino fundamental passou a ser gratuito e obrigatório estando disponíveis as classes menos favorecidas. Agora o que não evoluiu é o acesso ao ensino superior que continua sendo privilegio das camadas sociais mais abastadas.
07) Descreva de que forma o pensamento do filosofo Frances Francis Bacon criador do método indutivo de investigação em contra posição ao método de Aristóteles, influenciou os currículos escolares desde o século XVII até os dias de hoje.O filosofo Frances em seu método cientifico, concluiu que tudo deve partir da experiência sensível e que para se chegar ao conhecimento tinha que se separar a razão da fé essencial para a compreensão da realidade. E o processo educativo do XVII sofreu grande influencia que passou a ser cientifico trilhando o caminho da experiência, e isto tem influenciado a educação até os dias de hoje, pois o processo educativo estimula a reflexão, o raciocínio, experiência voltando a educação para objetivos práticos.
08) Com relação ao ensino Jesuíta no Brasil Colônia descreva qual era a sua principal função junto aos indígenas Brasileiros.Catequizar.
09) A partir da seguinte citação sobre a educação do século XVII contido no seu livro de história da educação, a saber: ao imitar regras de comportamento hábitos de linguagem, relações sociais, uso do corpo, a burguesia em ascensão ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendo desde processo uma maneira a construir a sociedade civil. Estabeleça uma relação a partir desta citação com os dias atuais apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos mais valor atualmente no Brasil.A educação diferenciava as classes sociais no século XVII e hoje não é diferente, apesar da expansão ao acesso a educação pelas classes menos favorecidas, esta educação que esta em crise não tem levado esta população a atingir níveis sociais superiores pois em geral elas não chegam as universidades para serem mais valorizadas na sociedade e no mercado de trabalho.
10) Pensando na didática magna de Comenius que pretendia uma educação
baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didáticas que você considera eficaz para formação homem virtuoso.
1º Atividade. Por as crianças uma eleição em sala de aula, analisando o papel dos governantes e sua responsabilidade social.2º Atividade. Heróis do planeta é proposto atividades de reconhecimento de materiais reciclados, não jogar lixo nas ruas, cuidar do ambiente em sua volta (a escola e a família). Essa atividade desenvolve o senso de preocupação cm o meio ambiente e a urgência de se cuidar do planeta visando as próximas gerações.
11) Na didática Magno de Comenius o autor propõem organizar a escola em 4 principais sequencias educacionais a saber:a) Escolas maternais/ b) escola da Meninice c) escola de Latin d) Academia para juventude apartir dessa divisão estabeleça uma relação com os níveis de ensino que existem atualmente no Brasil.A educação no Brasil atualmente é dividida no seguintes níveis:Maternal, pré – escola, ensino fundamental, ensino médio e universidades.
12) A partir da didática Magno de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com este ideal e os principais objetivos da educação publica Brasileira atual aponte igualdades e diferenças:A didática de Comenius enfatizava ensinar tudo a todos, ensinar a partir de experiências do cotidiano, priorizava a formação pratico Moral e criou o livro didático. A educação Brasileira se assemelha a didática de Comenius estabelecendo igualdade de ensino a todos, valoriza a vivencia do aluno, e se utiliza do livro didático para aplicação das disciplinas, a organização das escola em diferentes etapas de ensino é uma semelhança dos dia de Comenius. Uma das diferenças para o dia atual é que não se enfatiza o ensino religioso nas escolas atuais.
13) O Humanismo renascentista marca a volta do homem para o palco da historia. A principal mudança ocorrida neste período foi a substituição:Do Teocentrismo pelo o Antropocentrismo.
14) Karl Marx estudou a educação do povo, sua contribuição foi:Karl Marx acreditava que não era possível pensar as praticas educativas desvinculadas da situação sócio econômica e da lutas de classes portanto a sua proposta educativa esta inteiramente ligada ao papel fundamental atribuído ao trabalho no ambiente escolar,vinculado ao trabalho produtivo das fabricas e na sociedade na qual se insere.
15) Na perspectiva dos medico Higienistas, a única possibilidade de mudar a qualidade de vida dos Brasileiros era:Por meios da educação.
16) Para os Iluministas a educação:Representaria o desenvolvimento da natureza humana surgindo um homem racional e consciente.
17) No século XVll as instituições necessitavam inovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico, submeter-se ao poder publico e articula-se em diversos graus e ordem. Descreva se o ensino atual atende essas demandas exemplificando.O ensino atual atende essa demanda pois é gratuito e obrigatório organizado pelo poder publico, com uma grade curricular bem definida e seriada de acordo com a idade do aluno.
18) A educação na sociedade medieval foi marcada:Pelos princípios do Cristianismo
19) Na Grécia Antiga a intensa vida comunitária nas cidades-estados influi de maneira decisiva no desenvolvimento do pensamento humano, resultando em uma verdadeira revolução.Ocorreu uma verdadeira revolução na mentalidade e na política naquela sociedade, as decisões políticas passaram a ser publicas, pois elaboraram leis escritas, houve a ampliação do culto e a supremacia dos logos onde a palavra e a argumentação passou a ter força nas decisões dos assuntos polis.
20) O ideal de educação desenvolvido numa perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, homogêneos a ideologia de uma sociedade fechada e compacta, estamos falando do ideal de educação desenvolvido:Em Esparta
21) Descreva de forma sucinta as principais características presentes nos ideais de educação, nas cidades de Esparta e Atenas da Grécia antiga :O ideal de educação em Esparta desenvolvia-se numa perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, dava-se pouca atenção as letras, enfatizava-se obedecer as ordens, resistir as fadigas e vencer em combate.O ideal de educação em Atenas baseava-se na concepção de Paidéia, a formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valorizando homem e suas capacidades.
22) Segundo os princípios fundamentais propostos para a educação de Gentleman, proposta por John Locke, descrito no seu livro de história da educação a saber:a)mente são corpo são.b)raciocinar com as crianças como meio de ensino.c)priorizar a formação pratico moral em relação a intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas ensinadas.d)centralizar as experiências, despertar a curiosidade através do jogo e trabalho.
Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educação publica brasileira atualmente.a) hoje a educação publica brasileira trabalha a educação da mente através dos currículos escolares e a educação do corpo através da disciplina de educação física, jogos e campeonatos.b)as atividades propostas nos livros didáticos como em sala de aula estimulam a criança a pensar por si e construir seu próprio conhecimento , um exemplo disto é o novo método de alfabetização.c)as disciplinas hoje direcionam as crianças a serem cidadãos conscientes pois trabalha temas como ecologia, violência, problemas sociais que estão muito presentes na vida moderna.d)a educação brasileira publica não estimula a experiência e a curiosidade do educando, apesar de vivermos em uma sociedade tecnológica onde a escola não é mais a detentora do saber , e a escola não usa adequadamente estas novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário